De certo, muitos bruxos e bruxas hoje, em pleno século XXI, preferem ter seu BOS (Book Of Shadows) no computador, mesmo com o problema base já levantado por muitas pessoas: você não poderá acessá-lo de outra forma. Alguns preferem fazê-lo para evitar bisbilhoteiros e pela segurança, outros, pela economia de papel, redução de gastos, dores nas mãos e afins, alguns, por ambos os motivos e mais alguns por outros motivos.
Tenho meu BOS físico, mas sempre alimentei a vontade de ter um BOS virtual, acho boa ideia. Por quê? Simples! Cópia de segurança! Assim, se acontecer algum acidente (ou atentado) tenho uma cópia a salvo.
E daí partem várias ideias e problemas... Onde fazer? E como? Têm vários por aí que dividem computador e não querem curiosos abrindo seu tão precioso arquivo... Resolver isso é simples: Senha! – óbvio que nada de data de nascimento, mas até aí é o de menos.
Poderia ser feito no Word, acho que é o mais óbvio. Eu sinceramente já tentei e não gostei. É difícil organizar e localizar informações, e depois de um tempo fica muito pesado para abrir.
Recentemente descobri um programinha interessante, chamado nada mais nada menos que “BOS”. Peguei lá no 4shared da MissElphie.
Ele se divide em quatro categorias: Spells, Rituals, Incense, Recipes (sim, é em inglês). E já começa aí o problema: você não pode adicionar novas categorias e nessas categorias, os dados são adicionados em dois campos “Name” e “Instructions”. Quebra bem o galho, mas eu não sobreviveria só com essas categorias nem com esses campos para inserir informações. Meu BOS físico deve ter umas dez classificações de assuntos. Quebra o galho, mas não é suficiente (pelo menos pra mim).
Esse programa tem mais um problema: As páginas que você cria dentro dessas categorias são salvas na pasta do programa como um arquivo de extensão “rec” com o título que você deu. Ou seja, “Pão de Alecrim” ou “Ritual de Lua cheia” (exemplos). Então, chegando à pasta do programa, a pessoa xereta já consegue ver o que você escreveu por ali – mesmo que ela não saiba exatamente o que é e que não possa abrir (devido à senha que você coloca no programa). Um prato cheio pra quem gosta de encher o saco!
Então, eis que me vem à brilhante ideia: Microsoft OneNote. Simples.
É um programa de anotações bem útil, disponível nas versões 2003, 2007 e 2010 do Office. No caso do BOS, você cria o Bloco de Anotações, adiciona as seções (ou categorias): Feitiços, Diário, Ervas, etc. Dentro dessas seções você cria as páginas e ainda pode criar as subpáginas. E ainda dentro das seções você pode criar um grupo de seções... Ou seja: é que nem a lata de fermento Royal.
Exemplo:
Seção: Receitas. Página: Pão de Alecrim – nela coloca-se os procedimentos da receita. Subpágina: Observações. Grupo de Seções: Sabbaths, Amor, Prosperidade etc.
Você pode adicionar imagens, vincular arquivos de áudio ou vídeo, hiperlinks, lista de tarefas, desenhos, printscreen e além de tudo, pesquisar essas informações – mesmo que estejam nas imagens.
Aí vem a perguntinha magicka: Dá pra por senha, tia Sophia? Dá pra por senha. Nas seções. Então você cria seu bloco de anotações chamado BOS (ou um outro nome qualquer pra despistar) e criptografa as sessões. Se você for bem neurótico, pode colocar algo em código como nome das seções... Ou seja, o bloco de anotação em si não tem senha, mas as sessões sim, então alguém pode abrir e ver a palavra “Feitiços” escrita, mas não pode abrir os feitiços em si. Tendeu?
Você ainda pode configurá-lo, para que ele bloqueie as sessões criptografadas após “x” minutos que você fique sem trabalhar nela.
Além do que, esse programa pode ter outras funções: Como organizar despesas, estudos, fichamentos de livros, lista de compras, etc. Bem legal! Recomendo!
Mas você não tem nem o Office 2007, nem o 2010. Não quer gastar 10R$ para comprar um e nem atrever-se baixar da internet? Sem problemas!
O software do Evernote existe para Mac, Windows e Portable. Ou seja, você ainda tem a opção de instalar numa pendrive e levar por aí. E quando quiser utilizar, só executar o programa dentro da pendrive.
Espero que tenham gostado das dicas e lhe sejam úteis!
Beijos e até a próxima.
Sophia Austeros
Contato: sophia.vii@gmail.com