Fadas e Abobrinhas

Paganismo, Bruxaria, Pensamentos, Percepções e Abobrinhas ao alcance de todos.

A minha Temperança

Equilíbrio. Proporção. Ir aos poucos. Saber dosar. São significados comuns À Temperança, atribuídos facilmente. Mas nunca consigo deixar de pensar em outra coisa: Deixar a energia fluir, colocar uma energia em movimento, emoções fluindo. Penso nisso primeiro,  pra depois pensar no equilíbrio necessário.


Para mim é o principal significado: Aqueles dois jarros, ela despejando a água de um jarro para outro. Essa é o principal símbolo abordado na representação da carta. E é ali que tem o movimento.
Posto que é um líquido, associo a emoções. Posto que é movimento, movimento das mãos, associo à energia. Mas ainda que ela esteja colocando “a coisa” em movimento (mesmo que devagar, mas é movimento), antes de mais nada, ela contempla, mostrando que não é simplesmente fazer a coisa fluir, mas observar e tomar cuidado, ter a paciência, o “ir aos poucos” e o equilíbrio. Pois se não os jarros podem quebrar, o liquido se perder. A energia então se dispersa, assim como o sentimento. Tudo se perde.


Tirei A Temperança. E é isso que ela me passa no momento: Fazer (permitir, principalmente!) a coisa fluir, não deixando a energia se esvair ou as coisas quebrarem só porque eu não estava olhando. Mesmo porque, sou pisciana. Deixar de prestar atenção, se distrair com uma fada, é algo típico. Fazer devagar sim, mas fazer! E prestando atenção!

São as percepções que queria dividir. É o que temos para hoje.
Sophia.

6 comentários:

Sabe, quando vejo a temperanca sempre lembro do jeito que minha mae fazia pra esfriar o Nescau pra mim, passar de um copo para o outro.. as vezes eh isso que precisamos para "esfriar" algumas coisas, mudar pontos de vista, deixar fluir... Adorei o Post e adorei as cartas =D

 

Bruno,

Eu também lembro da minha mãe esfriando o leite assim, e a Sarah, uma amiga, é outra que pensa muito nisso quando vê A Temperança.

É verdade sim, às vezes é do que precisamos para esfriar as coisas...
Mas penso muito mesmo nessa coisa de movimento e energia sabe? Talvez possa parecer uma coisa um tanto contrária a ideia geral do arcano, mas é algo que a carta me passa muitas vezes. Não descarto nenhuma opção, na verdade! hehe

A ideia de aliar movimento a pausa. Forças contrárias mesmo.

Obrigada pela visita!

 

Muito bonito seu blog, Sophia! Adorei... e, pode ser que seja a energia da Temperança, mas o blog me passou uma sensação de paz, calma, tranqüilidade...

Amei a idéia do "esfriar as coisas", minha mãe tb fazia isso - e, se eu pedir, ela faz até hj! :)

Bjos!

 

Obrigada Aline! Adorei sua visita!
Beijos

 

Sophia,

há um elixir contido nos vasos em movimento e nossa alma é o crisol.
Temos o tempo para apurar sem desperdiçarmos sequer uma gota, nem o próprio tempo de espera... o produto que ali está em movimento alquímico e benfazejo, mais à frente será libertado pelos jarros do Arcano XVII: Na terra, irá nutrir tudo que dela seja parida, para o lago retornará os excessos emocionais para que em outra onda ou chuva, retorne mansamente para ocupar outros cântaros...

Abraços.

 

Bruno, seu insight foi um dos mais interessantes que já li sobre este Arcano! Que legal, MESMO!
Eu sempre vejo a Temperança do Thoth Tarot... A ideia de Diana me perpassa primeiro. O Anjo que encarna sem perder as lembranças do Céu, mantendo em si algumas das habilidades do lado de lá.
Não só sentimentais, mas certamente vindas de Briah.
Forte abraço a todos, delicia de blog!